A Internet tem sido apresentada como uma das mais importantes ferramentas científicas deste final de século. Seguramente, o sucesso da investigação científica assenta cada vez mais na troca e disponibilidade de informação e a Internet fá-lo como jamais outro instrumento foi capaz. Milhões de documentos podem agora passar a estar disponíveis com o simples clicar do rato; os próximos anos vão com certeza multiplicá-los permanentemente e, sobretudo, organizá-los em sofisticados índices e bases de dados.
Mas para além desta abundância extraordinária de informação, a Internet veio generalizar uma substancial alteração qualitativa. A Química tem sido desde sempre comunicada a duas dimensões, seja no suporte do papel, do quadro, do diapositivo ou da transparência. O que não deixa de ser curioso, uma vez que as moléculas são essencialmente estruturas tridimensionais. Para obviar às limitações dos suportes bidimensionais inventaram-se soluções como as projecções de Fischer ou as projecções de Haworth, que são manifestamente insuficientes quando se trata de estruturas com a complexidade das proteínas ou quando se inspeccionam subtilezas mecanísticas de reacções estereoselectivas. Ora a Internet permite transferir estruturas moleculares em termos das suas coordenadas espaciais de forma a que, com um programa visualizador, possam ser rodadas e observadas a partir de um qualquer ângulo. Ou directamente utilizadas para iniciar uma sessão de modelação molecular, ou para utilização numa base de dados. A WWW torna tudo isto muito simples.
veja esse site:
http://www.ch.ic.ac.uk/ectoc/papers/50/
Basta clicar com o rato sobre a estrutura molecular nele contida para que sejam importadas as suas coordenadas moleculares e para que ela apareça no monitor; movimentando então o rato ela rodará perante os nossos olhos podendo ser inspeccionada a partir da posição mais conveniente!
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A internet se tornou algo que facilitou muitas coisas, ex.: fazer B.O.s, certidões negativas e certificados judiciais sem filas, ou seja, a internet ligou um espaço ilimitado e o compactou em uma "tela" onde ajudou várias pessoas a fazer coisas mais rápido e com maior facilidade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInegavelmente, o uso da internet é uma grandiosa fonte de pesquisa. Evidentemente necessária nos dias atuais por ser mais ágil. No curso de licenciatura em Química o uso da internet é importantíssimo, visando que por meio da net é possível buscar por vários assuntos. Mas é preciso lembrar, que na net nem tudo é confiável, que qualquer pessoa pode colocar um conteúdo inverídico ou errôneo. Portanto, quanto maior a quantidade de pesquisa, é melhor para averiguação da veracidade da informação, visto que, não somente dependemos da internet para buscá-la, apesar dela ser muito importante em nossas vidas. A seleção de informações em diferentes sites se faz necessária para chegar a um resultado verdadeiro. Através também da internet, é possível atribuirmos melhores didáticas das aulas de Química para os nossos futuros alunos. Como a apresentação e demonstração de sites que auxiliam no conhecimento do estudo químico. Sem falar, na interação maior que o aluno terá.
ResponderExcluir